Ribeirão Preto / SP - domingo, 24 de setembro de 2017

Hemorróidas

HEMORRÓIDAS
As hemorróidas nada mais são do que vasos dilatados no ânus que podem esporadicamente sangrar ou inflamar. Podem se manifestar como sangramento, dor ou caroço no ânus.

Várias patologias são freqüentemente confundidas com os sintomas causados pelas hemorróidas, tais como: fissuras, fístulas, pólipos intestinais e até mesmo o câncer de intestino.

O sangramento anal não é uma manifestação exclusiva das hemorróidas. Classificar como “hemorróidas” qualquer saliência, verruga ou bolinha de sangue que apareçam no ânus pode deixar sem diagnóstico e tratamento um câncer, por exemplo.
Não são raros os casos de câncer no intestino em que a pessoa sangra continuamente, às vezes por meses e atribui o sangramento a hemorróidas que nem existem.

Vale lembrar que, no estágio inicial, o câncer de intestino pode provocar sangramento parecido com o das hemorróidas. Se o paciente se automedicar pode camuflar o problema e, em se tratando de câncer, pode estar perdendo a possibilidade de cura da doença.
Para diagnóstico correto, além da avaliação da região anal e história clínica, há necessidade em alguns casos da colonoscopia (endoscopia digestiva baixa), para descartar doenças mais graves.
O exame consiste na passagem de um aparelho para avaliação do intestino grosso e reto, após preparo intestinal, permitindo o diagnóstico de pólipos, divertículos, câncer de intestino e colites.
Na grande maioria dos casos não há necessidade de cirurgia. O tratamento consiste em uma dieta rica em fibras, para promover o bom funcionamento do intestino, uso de sabonetes apropriados na região anal para higiene pós evacuação. Para os casos leves e iniciais, tratar o intestino preso, pois fazer força para evacuar fezes endurecidas acaba traumatizando as veias do ânus. Evitar alimentos picantes e álcool em excesso.

Abaixo, algumas fotos de hemorróidas

Hemorróida com prolapso associado

Aspecto pré operatório - hemorróida grande com prolapso e componente na transição

Aspecto pós operatório com cirurgia com grampeador EEA

Trombose hemorroidária externa - dois mamilos

Hemorróidas prolapsantes de grandes dimensões - pré operatório

Aspecto pós operatório - cirurgia com grampeador



Trombose hemorroidária externa

Dois mamilos hemorroidários prolapsantes

Trombose hemorroidária externa e interna grande, com necrose

Trombose hemorroidária externa grande com hematoma no períneo