Ribeirão Preto / SP - sábado, 18 de novembro de 2017

Síndrome intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é uma patologia, muito frequente na prática clínica do gastroenterologista e do proctologista, caracterizada por dor abdominal, em cólica, distensão abdominal, excesso de gases, e alternância entre diarréia e constipação intestinal. 

Encontra-se muito relacionada a fatores ambientais tais como estresse. Alguns alimentos pioram os sintomas, tais como feijão, carne vermelha, ervilha, alho, cebola, couve flor, brócolis, couve, feijoada, cevada, bebidas gasosas, álcool, chocolate, etc.

É mais comum em mulheres jovens, mas pode acometer tanto homens como idosos.

O mais importante, por se tratar de uma doença benigna e crônica, é descartar outras doenças graves que podem simular a síndrome, tais como diverticulite, doença de Crohn, doença celíaca e as neoplasias (câncer) - por isto, na maioria dos pacientes uma colonoscopia ou exames de imagens do aparelho digestivo são fundamentais para se ter certeza do diagnóstico

Existem vários medicamentos eficazes no controle dos sintomas, associado a mudança no estilo de vida (re-educação alimentar, controle do estresse, ansiedade, depressão).